Cliente é orientado sobre falsa transferência via telefone
Entrevista concedida para a Rádio Band News 96.3 FM na data 9 de maio de 2023
Um novo golpe por meio do Pix causou um prejuízo de mais de dez mil reais a um curitibano. Ele recebeu uma ligação de um suposto gerente do banco no qual tem conta, que pedia para ele confirmar uma transferência. Quando ele negou ter feito, os golpistas o orientaram a entrar no aplicativo do banco e realizar uma transação supostamente devolutiva.
Dias depois, um colega da vítima passou pela mesma abordagem, mas não caiu no golpe.
Ele entrou em contato com o banco e registrou um boletim de ocorrência. O delegado Emmanoel David, da delegacia de estelionatos, destaca que as instituições não costumam entrar em contato por telefone para avisar de transferências.
Ao receber uma ligação, o cliente pode verificar no próprio aplicativo se a transferência foi efetivada ou não.
O advogado especialista em Direito Penal, Frederico Brusamolin, destaca que os bancos têm um recurso para bloquear o valor, mas a comunicação precisa ser feita imediatamente.
A principal orientação é não informar dados pessoais via telefone ou mensagens, além de ficar atento às ligações.